Carboni Supermercados

Redesign de Marca

Projeto: A rede Carboni Supermercados é uma rede portoalegrense de supermercados gerenciada de modo familiar, com 20 anos de atuação na capital gaúcha. A proposta do redesign surgiu como ideia de uma adequação estética aos mercados modernos e a ampliação com a abertura de uma segunda loja. Além disso, o público do mercado via o estabelecimento e seus donos como uma extensão de suas próprias famílias; ou seja, existia um laço muito forte com a comunidade.

O conceito da nova marca partiu do número quatro, destes pontos: família, comunidade, união e negócio. Quatro são os pontos necessários para se construir um círculo: símbolo comum de união, comunidade, família; e para se construir um quadrado perfeito - forma séria, forte, clara, robusta, como as construções de Nápoles, local da onde o sobrenome Carboni é originário. Quatro também são os principais setores do mercado: bebidas, pães, carnes e hortifruti.

Buscando trazer esses pontos para a nova marca, a Cohbo desenvolveu um grafismo que conseguisse incluir e representar o conceito de um supermercado familiar com uma relação com seus clientes. O carrinho de compras foi redesenhado, fazendo as vezes laço, e as compras que estão dentro dele remetem aos quatro donos do negócio, bem como os principais setores do mercado descritos. A identidade de apoio seguiu o uso das cores já tradicionais da rede, redefinidas em tons mais suaves para melhor funcionar entre si.